Frentes de Atuação
Ensino
Os Coordenadores do NEEPC desenvolvem suas atividades de ensino em diversos cursos de graduação e em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, além dos demais pesquisadores do grupo que também atuam na UFSCar Sorocaba e em outras universidades brasileiras.
Dentre as atividades de ensino na graduação, os docentes do NEEPC são responsáveis por ministrar disciplinas nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Geografia e Bacharelado em Turismo. As áreas de concentração se correlacionam à Ecologia da Paisagem, Geografia, Geoprocessamento e Planejamento Ambiental, com matérias correlacionadas principalmente à Conservação Ambiental.
No âmbito da pós-graduação, os docentes do NEEPC atuam no PPGSGA - Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental e no PPGGeo - Programa de Pós-graduação em Geografia, ambos da UFSCar.
Pesquisa
O NEEPC é um grupo de pesquisa certificado pela UFSCar criado no ano de 2016, que compõe o diretório de grupos de pesquisa do CNPq, e conta com pesquisadores da própria instituição e de parceiros de outras universidades brasileiras. O grupo ainda conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da UFSCar e de outras instituições de ensino superior.
O NEEPC atua nas seguintes linhas de pesquisa:
- Ecologia da Paisagem
- Análise e Planejamento Ambiental
- Geoprocessamento e Conservação da Natureza
- Ecologia e Conservação de Abelhas
- Climatologia
Acesse a página do Grupo de Pesquisa no diretório do CNPq
Acesse a página com as nossas informações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo NEEPC
Extensão
Além das atividades de pesquisa, o NEEPC também atua com o desenvolvimento de projetos de extensão. A proposta do NEEPC para a extensão se fundamenta na integração entre universidade e sociedade, articulando a pesquisa e o ensino para o fortalecimento de atividades que possibilitem o contato do conhecimento acadêmico com o saber popular.
O NEEPC tem como princípio o desenvolvimento de metodologias participativas, para o estabelecimento de bases consensuais entre a população que permitam o desenvolvimento associado à qualidade dos seus ecossistemas e recursos naturais, fundamentado em aspectos teóricos e práticos aplicados à Ecologia da Paisagem, Biologia da Conservação e Planejamento Ambiental.